Itapecerica despede-se de Dom Zicó

12/03/2020

 

Danilo Moreira

 

No final da tarde desta quinta-feira, 12 de março, ocorreu o sepultamento do corpo de Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, o Dom Zicó, em Itapecerica. Centenas de pessoas passaram pela igreja Matriz de São Bento para despedirem-se do religioso, falecido no início da manhã de ontem, dia 11, aos 90 anos.

 

A cerimônia do velório em Itapecerica foi iniciada por volta das 23 horas de quarta-feira na igreja Matriz, após passar rapidamente pela igreja de Nossa Senhora do Rosário. Antes, o corpo de Dom Zicó foi velado durante toda a tarde de ontem na igreja Sagrada Família, em Belo Horizonte, onde trabalhou por muitos anos.

 

 

Em Itapecerica, foram realizadas várias missas no decorrer do dia de hoje, com participação das corporações musicais do município, assim como do coral e da Orquestra de Jovens que leva o nome de Dom Zicó. Na missa das 16 horas – a última dos ritos do velório e celebrada com a participação de diversos padres e bispos –, a igreja Matriz ficou repleta de fieis emocionados.

 

O enterro ocorreu dentro da própria igreja Matriz, em um espaço que posteriormente deve-se tornar a “Capela da Ressurreição”. Nascido no dia 9 de outubro de 1929, Dom Zicó faleceu em Belo Horizonte, onde estava internado após sofrer uma queda. Considerado pela comunidade um “exímio pastor”, também sempre foi um grande incentivador da cultura e do ensino musical em Itapecerica.

 

Fotos: Danilo Moreira / Folha de Itapecerica

 


VOLTAR