Reinado do Rosário 2019 acontece entre os dias 8 e 12 de agosto em Itapecerica

02/08/2019

 

Danilo Moreira

 

A tradicional festa do Grande Reinado do Rosário acontece em Itapecerica entre os dias 8 e 12 de agosto, quinta a segunda-feira. A festividade, que completa 201 anos de história em 2019, terá início já na quinta-feira, dia 8, com visita geral feita pelos ternos aos festeiros, a partir das 19 horas.

 

Na sexta-feira, dia 9, há o cortejo das bandeiras do Reinado com participação dos senhores Mordomos, os Reis Congos e os Reis Perpétuos, saindo da Associação do Reinado. Na Igreja do Rosário, há o “lamento negro” e a “missa conga”, seguida pelo levantamento dos mastros na Praça Santa Cruz.

 

Já no sábado, dia 10, acontece a partir das 19h30 a chegada dos festeiros ao convento, com a saída da corte em direção ao “Palanque Real”, na Praça do bairro Alto do Rosário. Esta ação conta com a participação da princesa Isabel, que neste ano será Maria Gabriella Pedrosa Ferreira, e demais reis e rainhas do festejo.

 

No dia 11 de agosto, domingo, é relembrada a abolição da escravatura, com o grandioso cortejo de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Às 11h30, há o cortejo que conduz a Princesa Isabel entre a Igreja das Mercês e a Praça Santa Cruz, seguido pela encenação da Abolição e leitura do Decreto da Lei Áurea.

 

Ainda no domingo, às 19 horas acontece novamente a chegada dos festeiros ao convento, com saída de toda a corte do dia até o “Palanque Real”. Ocorre também, às 21h30, a coroação dos novos soberanos para o ano de 2020, assim como a coroação da Rainha da Colheita.

 

Por fim, na segunda-feira, dia 12, há a procissão de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora das Mercês. Na sequência, há a uma missa, a descida dos mastros, a despedida e o retorno das imagens para a Igreja do Rosário.

 

A festa do Reinado do Rosário é realizada pela Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica, presidida por Antônio Anielo D’Alessandro. O evento conta com apoio da Multimarcas Consórcios, da Nacional de Grafite, da Itaconnect e da Prefeitura Municipal de Itapecerica, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

 

Foto: Danilo Moreira / Folha de Itapecerica

 


VOLTAR