Itapecericano exibe documentário em feira na UFMG

07/05/2019

 

Danilo Moreira

 

No dia 9 de maio, quinta-feira, um documentário dirigido pelo itapecericano Marco Diniz será exibido na Universidade Federal de Minas Gerais, como parte da programação da vigésima edição da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. O filme será reproduzido às 18h15, na Praça de Serviços da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.

 

Denominada “Yékity - A Vida Fio a Fio”, a obra apresenta-se como um poema visual, contado pelos próprios habitantes do Vale do Jequitinhonha, tendo o rio de mesmo nome como norte da trama. A narrativa mostra a cultura mineira, dando espaço e voz às artesãs e aos artistas populares por meio de suas artes histórias, lendas e músicas.

 

Segundo o diretor Marco Diniz, natural de Itapecerica, “o filme teve seu fio condutor imaginado no exílio”. Ele é diplomado em Francês e Civilização Francesa pela Sorbonne, em Paris, e em História da Arte pela Université de Montréal. Desde 2011, Marco reside no Canadá, onde finalizou recentemente seu Mestrado em Cinema.

 

Já a Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha acontece até o dia 11 de maio, sábado. A programação conta com diversas atividades que valorizam a cultura de Minas Gerais, especialmente daquela região – como concertos, rodas de conversa, performances teatrais e shos musicais – e pode ser conferida no site da UFMG (clique aqui e leia).

 

Imagem: Divulgação

 

 


VOLTAR