Prefeitura de Itapecerica adere à paralisação contra atraso de repasses do Estado

21/08/2018

 

Danilo Moreira

 

Nesta terça-feira, dia 21 de agosto, acontece em todo o estado de Minas Gerais uma mobilização dos municípios contra o atraso de repasses de recursos do Governo estadual. Organizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), a “greve geral” vai ser marcada por um protesto feito por prefeitos e servidores públicos municipais em frente ao Palácio da Liberdade, sede do Governo, em Belo Horizonte.

 

A Prefeitura de Itapecerica informou que vai participar da paralisação – o dia 21 de agosto foi decretado ponto facultativo no município. Ainda de acordo com o Executivo municipal, até o dia 8 de agosto a dívida do Governo de Minas Gerais com Itapecerica teria atingido um valor próximo aos R$ 3,5 milhões. Este número seria referente ao atraso do repasse de verbas como ICMS, Fundeb, Piso Mineiro de Assistência Social, transporte escolar e recursos para a área da saúde.

 

Em nota emitida em junho, o Governo de Minas Gerais reforçou que "atravessa uma grave crise econômica, que levou o governo a decretar calamidade financeira, com aprovação da Assembleia Legislativa". De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda, tal situação teria sido causada principalmente por um déficit de cerca de R$ 8 bilhões advindos de administrações anteriores.

 

Foto: Danilo Moreira / Folha de Itapecerica


VOLTAR