Igreja Matriz de São Bento deve receber título de “basílica”

21/08/2017

 

Danilo Moreira

 

Em breve, Itapecerica pode ter em seu território uma basílica. De acordo com o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, o itapecericano Dom Gil Antônio Moreira, o processo para que a Igreja Matriz de São Bento seja elevada ao título de basílica já começou. “Tenho esperanças que dentro de um ano tenhamos esse resultado”, afirmou o religioso.

 

A iniciativa, segundo Dom Gil, tem o apoio da Diocese de Divinópolis e da Paróquia de Itapecerica. “Vou procurar organizar a documentação para que o padre João Luiz, meu irmão e pároco aqui da cidade, junto com o bispo diocesano Dom José Carlos, encaminhem oficialmente à Roma”, explicou.

 

O título de “basílica” é dado à igrejas que destacam-se entre as outras e só pode ser fornecido pelo Papa. Para obter a titulação, a igreja em questão deve atender alguns itens como “ser um centro devocional”, “ter boa frequência” e “abranger celebrações importantes”; para Dom Gil, a igreja Matriz de São Bento completa todos estes requisitos.

 

“Após este procedimento inicial, vamos encontrar um representante do Papa para vir aqui dar oficialmente este título, com placa e símbolos que vem de Roma”, adiantou o arcebispo. “Estou com muita confiança de que em breve nós possamos ter esse reconhecimento honorífico para nossa Matriz de São Bento”, finalizou.

 

Fotos: Danilo Moreira / Folha de Itapecerica


VOLTAR