Itapecerica celebra seu padroeiro, São Bento, nesta terça-feira, 11 de julho

11/07/2017

 

Danilo Moreira

 

O dia 11 de julho é considerado feriado em Itapecerica. Isto porque este é o dia de São Bento, padroeiro do município há 260 anos. A paróquia itapecericana, que leva o nome do santo, organiza anualmente uma novena preparatória para uma grande festa em homenagem ao padroeiro. Nesta terça-feira, a festa abrange três missas, além de apresentação musical da Banda dos Arautos do Evangelho.

 

De acordo com o padre João Luiz Moreira, atual administrador da paróquia de Itapecerica, “São Bento sempre viveu na sobriedade e tranquilidade, devido à vida monástica”. O padre destacou os mais de 250 anos de instalação da paróquia no município: “hoje somos 13 padres vivos, esta paróquia já deu à igreja quase 70 padres”, observou.

 

Além da homenagem à São Bento, a paróquia também homenageia os 90 anos de atuação da “Obra das Vocações Sacerdotais” (OVS) em Itapecerica. Para o padre João Luiz, “este trabalho da OVS tem muito a ver com nosso padroeiro, que nos ensina ‘ora et labora’, que significa ‘reze e trabalhe’. É um trabalho muito bonito”, finalizou.

 

Festa de São Bento movimenta comunidade católica de Itapecerica

A primeira missa desta terça-feira, às 7 horas, foi celebrada pelo padre Nathaniel José Oliveira, enquanto a segunda, às 9 horas, teve como celebrante dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, o Dom Zicó, bispo emérito de Belo Horizonte. A terceira missa, após a procissão entre a Igreja de Nossa Senhora das Graças e a Matriz de São Bento, é comandada por dom Gil Antônio Moreira, atual arcebispo metropolitano de Juiz de Fora.

 

(Foto: Danilo Moreira / Folha de Itapecerica)


VOLTAR